Software online controla manutenção predial de condomínios, shoppings e hotéis

O programa foi desenvolvido inicialmente para atender as demandas do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), exigido pela Portaria n° 3.523 do Ministério da Saúde, para controle de equipamentos de ar condicionado. Porém, o Leankeep evoluiu mais que o esperado, organizando o controle de todo histórico funcional de qualquer empreendimento via internet, desde as rotinas de manutenção, até os avisos preventivos para troca de extintores de incêndio. O software é uma criação da empresa Seccional Informática, associada da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV).

O processo é simples. Quando algum problema é detectado no estabelecimento, o funcionário faz um cadastro da ocorrência no sistema. Essa reclamação é enviada aos colaboradores responsáveis pela manutenção. Através do programa, todos sabem o andamento em que está a ocorrência: se o problema foi consertado ou se haverá troca de equipamento, por exemplo. Entre os diversos clientes que fazem uso da ferramenta estão o Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o shopping center Palladium, em Curitiba, e a Prefeitura de Araucária, no Paraná.

- O departamento estava totalmente sem controle, dos materiais às rotinas de manutenção. Desde a implantação do software, a Secretaria Municipal de Obras Públicas da Prefeitura dobrou sua capacidade de atendimento. Antes, uma solicitação que era registrada por ofício demorava de 20 a 30 dias para ser atendida. Conseguimos aumentar a média de dois atendimentos por dia para quatro, por equipe. Era uma média de oito unidades e passamos a atender 16 unidades por dia – explicou o diretor do Departamento de Manutenção da Prefeitura de Araucária, Eliezer Cordeiro.

O Leankeep é um software utilizado para facilitar o comando de sistemas como ar condicionado, iluminação, hidráulica e elétrica. O programa pode funcionar com controle a partir de computador, celular ou tablet.

- O programa surpreende a cada dia. A empresa hoje não atua mais somente no setor de climatização e não era essa a ideia no início, pois atua desde a década de 70 no ramo da climatização. Hoje, desenvolve também software para manutenção predial do setor publico e privado – destacou o diretor de marketing do Leankeep, Felipe Michelena.
A Portaria n° 3.523 do Ministério da Saúde, criada em 1998, estabelece a obrigação de implementar e manter disponível no imóvel um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para os sistemas de climatização com capacidade acima de 5TR ou 60.000 BTU/H. Informações adicionais sobre o programa podem ser obtidas pelo site www.leankeep.com.br.

New comments are closed.